• Bruno Bay Gonçalves

Lista de verificação para a preparação de um mapeamento cerebral.

Neste post, será fornecida uma amostra de uma lista de verificação para a preparação do mapeamento cerebral que você pode receber do seu fornecedor de Neurofeedback em questão.


As instruções a seguir são para o cliente revisar e seguir antes de realizar um mapeamento cerebral, de forma a garantir que os melhores resultados possíveis sejam obtidos.


Um mapeamento cerebral é um procedimento no qual são coletados sinais elétricos de 20 regiões específicas do córtex cerebral. Feita a coleta, os dados mensurados são enviados para um software de geração de relatórios, que por sua vez conterá uma infinidade de informações acerca do cérebro em questão.


Mapeamentos cerebrais são importantes pois eles nos permitem realizar a criação de relatórios, que por sua vez servem como uma das principais bases para a montagem de um plano de treinamento personalizado e que atenda aos desejos e necessidades do cliente.



1) Doença: se você estiver doente, ligue para reagendar mesmo que tenha sido apenas um resfriado.



Nunca é vantajoso mapear o cérebro de um cliente doente, ou que acabou de passar por uma doença.



2) Sono: você deve ter uma boa noite de sono antes do mapeamento (informe-nos se tiver algum problema ou distúrbio do sono).


Na realidade, você deveria ter uma boa noite de sono todos os dias. Não dormir compromete gravemente suas habilidades cognitivas e executivas (enquanto que te deixa um passo mais próximo de determinadas doenças, como o Alzheimer, a diabetes, além de problemas no sistema coronário).

3) Cabelo e couro cabeludo: seu cabelo precisa estar limpo e seco. Use um xampu com pH neutro na noite anterior ou no dia do seu compromisso agendado. Se você tem o cabelo trançado, peruca ou dreads, remova-os (se forem removíveis) antes do seu compromisso.


Nenhum tratamento químico pode ter sido administrado (como a aplicação de corantes para pintura de cabelo, por exemplo) dentro de 48 horas antes do mapeamento. Não utilize óleos, loções, mousse, géis ou sprays de cabelo. O cabelo deve estar livre de miçangas, tranças, etc. Verifique se o cabelo está completamente seco antes de comparecer ao mapeamento cerebral.


É de grande utilidade levar consigo um pente ou escova, além de uma toalha de rosto (este último para poder limpar os materiais residuais no cabelo após o mapeamento e sessões).


Pessoas que possuem dreads geralmente não gostam de Neurofeedback...

4) Medicamentos: a avaliação de mapeamento cerebral é geralmente mais “limpa” e fácil de ler se não houver medicamentos no cérebro. Se o cliente estiver tomando alguma medicação estimulante (isto é, medicação para TDAH, por exemplo), é preferível fazer a gravação do mapeamento após o paciente ter parado de tomar o medicamento por até 48 horas antes.


O cliente DEVE checar com o seu médico prescritor ou provedor de saúde para determinar se é possível parar de tomar os estimulantes 48h antes do mapeamento cerebral. Se 48h não for aconselhável, 12-24h é o próximo período de tempo preferido. Não faça alterações em qualquer medicamento, ao menos que seja autorizado pelo seu médico!


Se você estiver tomando medicamentos para ansiedade, depressão ou sono, por favor, NÃO pare de tomar esses medicamentos sem antes consultar o seu médico prescritor. Se o seu médico aprovar, por favor traga tais medicamentos com você no dia do seu mapeamento e tome-os após o mapeamento cerebral ter sido encerrado.



"Já tomei esse, esse e aquele, e você?"

5) Medicamentos e suplementos vendidos sem receita:


Ao menos que sejam prescritos por um médico ou profissional de saúde licenciado, o cliente deve evitar de tomar medicamentos sem receita ou suplementos por 2 ou 3 dias antes do mapeamento cerebral. Isso inclui medicamentos e suplementos tais como: acetaminofeno (Tylenol), ibuprofeno (Advil), aspirinas, analgésicos, medicamentos anti-histamínicos e/ou antialérgicos, medicamentos para tosse ou resfriado, ervas, sprays nasais, nutracêuticos (bebidas esportivas, Gatorade, etc.), bem como suplementos alimentares (incluindo aminoácidos), vitaminas ou outros produtos similares. Se você tiver quaisquer dúvidas acerca desses itens, entre em contato com o seu provedor do mapeamento cerebral.


NUNCA, JAMAIS: se auto medique na sua vida.

6) Bebidas com cafeína. O cliente NÃO deve beber quantidades excessivas de café, chá ou bebidas cafeinadas durante a manhã do teste (um copo basta). O paciente NÃO deve beber refrigerantes ou bebidas não-alcóolicas com quantidades excessivas de cafeína, ou seja, Red Bull e energéticos, por pelo menos 15 horas antes de realizar o mapeamento cerebral.



Quando for tomar café, lembre-se de que não é necessário esparramar grãos de café pela mesa...

7) Álcool e drogas. O álcool deve ser evitado 24 horas antes de sua sessão. Maconha e outras drogas recreativas devem ser evitadas de 24 até 72 horas antes da sua sessão.


Imagens pesadas do dia.

8) Lentes de contato. Etapas do mapeamento podem exigir que você fique com seus olhos fechados de 1 até 15 minutos. Se você usar lentes de contato, esteja preparado para removê-las para o caso delas criarem desconforto nos seus olhos.


Lembre-se que um mínimo movimentar dos olhos já é o bastante para resultar em artefatos (sinais indesejados) nos sinais coletados.

9) Por favor, leve consigo uma lista completa dos medicamentos que você toma diariamente ou regularmente quando você for realizar o mapeamento cerebral.



Uma lista organizada de seus medicamentos ajudará o seu provedor de Neurofeedback durante a análise do relatório do seu mapeamento para a montagem do seu plano de treinamento personalizado!

Considerações Finais:


No dia do mapeamento cerebral, o cliente deve:


  • Ter um café da manhã contendo muita proteína


  • Mulheres não devem utilizar quaisquer tipos de maquiagem na testa ou lobos da orelha


  • Beba bastante água no dia anterior à gravação do mapeamento


  • Use o banheiro antes do início do mapeamento


  • Sem jóias no pescoço ou orelhas


  • Nicotina deve ser evitada 3 horas antes da sua sessão


  • Traga todos os medicamentos ou suplementos que você gostaria de tomar após a conclusão do seu mapeamento cerebral


No dia da realização do seu mapeamento cerebral, planeje passar no mínimo 90 minutos no consultório/clínica/escritório. Além disso, você provavelmente precisará de alguns minutos para arrumar o cabelo após a aplicação. Poderá ser fornecido álcool gel, água e papéis toalha para a limpeza. Para facilitar o procedimento, favor trazer uma toalha de banho consigo.


IMPORTANTE: Falta de sono, medicamentos, baixo nível de açúcar no sangue e movimento dos olhos, língua, cabeça ou corpo também podem afetar os resultados.



Exemplo (parcial) de um relatório de mapeamento da Brain-Trainer. Neste mapa, observa-se que as cabeças estão divididas tanto em bandas frequenciais quanto por atividades (Olhos abertos, olhos fechados e tarefa). Exemplo: no quadro do lado esquerdo, na segunda linha com a segunda coluna, possuímos, em valores percentuais relativos, a distribuição das ondas que vão de 4-6Hz (Theta baixo) durante a atividade de olhos abertos.



42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo